Pilotagem de Aeronaves


SOBRE O CURSO:

Portaria de Autorização do MEC

Portaria Nº. 035, de 19 de Abril de 2012

Apresentação do Curso

A Aviação Civil é um dos setores que mais crescem no mundo, exigindo profissionais capacitados e responsáveis para atuar neste setor. O curso superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves da Faculdade CET proporciona a aprendizagem e preparação científica-profissional para que o aluno possa atuar no setor de Aviação Civil com excelência.

O curso tecnológico em Pilotagem Profissional de Aeronaves é um curso multidisciplinar, que reúne profissionais da Aviação, de Sistemas de Informação, de Psicologia, de Física, de Meteorologia, de Mecânica; além de Inglês, Medicina, Administração e Recursos Humanos.

Na área de pilotagem de aeronaves, o curso está centrado na formação de profissionais éticos, capazes e operar aeronaves com segurança e dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente no País.

 

O curso também forma profissionais aptos a gerenciar a área de operações de empresas aéreas, atuando como gestor de equipe de trabalho e/ou elemento credenciado de segurança de voo.

 *Destacamos que o Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves é apenas a formação acadêmica do piloto, não englobando a formação prática, que inclui horas de voo em aeronaves e em simuladores.

 

Objetivos do Curso  

O curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves tem como objetivo habilitar o tecnólogo a atuar como um competente gestor de recursos humanos, técnicos e materiais, com características essenciais a um ambiente de constantes modificações e atualizações. Características como capacidade de comunicação, facilidade de trabalhar em equipe, habilidade em administração de recursos humanos em voo, liderança e proatividade nas tomadas de decisão em contextos que envolvam situações críticas, e, principalmente, conhecimento técnico das características inerentes à atividade aérea, são habilidades que serão trabalhadas de modo horizontal de transversal no decorrer do curso.

 

Modalidade de Oferta / Duração:

Presencial Modulado: 5 semestres

Forma de Ingresso ao Curso:

1.    PROCESSO SELETIVO ON-LINE OU PRESENCIAL;

2.    TRANSFERÊNCIA;

3.    PORTADOR DE CURSO SUPERIOR;

4.    NOTA DO ENEM;

5.    PROCESSO SELETIVO AGENDADO ON-LINE (REDAÇÃO).

Diferencial do curso:

O campo profissional que o curso de graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves da Faculdade CET disponibiliza ao estudante o insere perfeitamente no perfil exigido pelo mercado nacional, na medida em que o prepara para atuar na atividade aérea e atender às necessidades de seus usuários de forma responsável, ética e eficiente, buscando a excelência técnico-humanística e a competência para atuação no setor aeronáutico, tendo como foco a inserção e o desenvolvimento social e como diretriz de conduta uma forte doutrina de Segurança de Voo.

Para isso, a Faculdade CET proporciona aos alunos no curso de tecnólogo em pilotagem profissional de aeronaves, o Laboratório de Pilotagem, onde o aluno aprende praticando desde os períodos iniciais do curso, fazendo o uso de simuladores de aeronaves.

 

Metodologia de Ensino  

A Faculdade CET utiliza como técnica de aprendizagem as metodologias ativas, principalmente a técnica da Sala de Aula Invertida. Cabe ao aluno realizar o estudo prévio dos conteúdos disponibilizados e preparar-se para os encontros presenciais, nos quais devem ocorrer atividades de discussão, análise e síntese, aplicação, elaboração própria, sempre direcionados
por problematizações. Desse modo, a Faculdade torno o aluno um protagonista do seu conhecimento.

Além dessas técnicas, a IES adotas também a interdisciplinaridade, que se constitui assim princípio básico tanto da estruturação curricular do curso quanto do desenvolvimento da capacidade de englobar o conhecimento obtido do aluno.

 

Em face das rápidas mudanças culturais e tecnológicas, a realidade da globalização da economia mundial, as novas formas de locomoção de pessoas, e levando-se em conta o referencial teórico definido em nosso  Projeto Pedagógico de Curso, estabelecendo que ao concluir o Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves, o egresso estará apto a:

a)  Elaborar plano de voo com informações sobre meteorologia, tráfego aéreo e condicionantes aeroportuárias;

b)  Gerenciar a área de operações de empresas aéreas, atuando como gesto de equipe de trabalho e/ou elemento credenciado de segurança de voo.

c)  Comandar e pilotar aeronaves, mediante formação prática e consequente obtenção de licenças especificas expedidas por instituições credenciadas pela autoridade aeronáutica nacional ou internacional nos termos da legislação vigente;

d)  Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Pilotagem de Aeronaves
Normal: R$ 1200,00 Promocional: R$ 700,00
42 % Off
* Valor promocional até dia 5 de cada mês
  • Duração
    2,5 Anos
  • Área
    Ciências Exatas
  • Tipo
    Tecnólogo
  • Modalidade
    MODULADO
  • * Valor promocional até dia 5 de cada mês
  • Conversar Sobre o Curso