Metodologias ativas: a sala de aula invertida e a autonomia do aluno no processo de aprender”

O processo de ensino e aprendizagem no ensino superior necessita abordar estratégias que visem a atender às demandas da educação no mundo atual e que tenha o aluno no centro desse processo, a fim de promover uma aprendizagem significativa. As metodologias ativas são alternativas para atender essa necessidade, por estimular a formação do pensamento crítico e de discentes ativos e formadores de opinião.

Considerando essa realidade, a Faculdade CET criou o projeto “Metodologias ativas: a sala de aula invertida e a autonomia do aluno no processo de aprender” com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno no processo de aprendizagem através de proposta metodológica ativa denominada sala de aula invertida. O método da sala de aula invertida ou flipped classroom é uma alternativa de ensino em que o discente é o foco do processo ensino-aprendizagem, o qual é construído em um ambiente interativo e colaborativo baseado em pensamento crítico.

A metodologia básica desse projeto consiste em o professor disponibilizar, antecipadamente, o material de estudo para a turma, para que o discente realiza o estudo prévio do conteúdo, se preparando para as discussões, análises ou problematização do assunto na aula seguinte. Portanto, o discente possui uma postura ativa na construção de seu próprio conhecimento tendo o professor como um mediador desse processo.

Com isso, a Faculdade CET abre novas possibilidades de ensinar e aprender no contexto acadêmico, rompendo com o modelo tradicional de ensino e promovendo a construção da autonomia e emancipação discente no seu processo de aprendizagem.