FORMAS DE INGRESSO NA FACULDADE CET

  1. PROCESSO SELETIVO ONLINE E PRESENCIAL;
  2. TRANSFERÊNCIA;
  3. PORTADOR DE CURSO SUPERIOR;
  4. NOTA DO ENEM;
  5. PROCESSO SELETIVO AGENDADO ON-LINE (REDAÇÃO).

 

1. PROCESSO SELETIVO ON-LINE E/ OU PRESENCIAL

O ingresso no Ensino Superior nos cursos presenciais da Faculdade CET é oferecido duas opções de ingresso: vestibular online e/ou presencial.

E como funciona o vestibular?

As provas ocorrerão por meio de tecnologias de informação e comunicação e de forma on-line, conforme será especificado no Edital próprio, o mesmo ocorrerá com o Processo Seletivo presencial.

 


2. TRANSFERÊNCIA

Uma das formas de ingresso nos cursos de graduação do Faculdade CET é a Transferência Externa de outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A Transferência permite ao candidato continuar seus estudos no mesmo curso ou, quando não houver, em curso afim, na forma da lei. Exceto para o curso de Medicina e Odontologia que será estabelecido por edital próprio.

Para realizar transferência externa para um dos cursos de graduação do Faculdade CET, confira as informações a seguir:

Os candidatos para transferência externa devem ser alunos regularmente matriculados em curso de outra Instituição de Ensino Superior brasileira que esteja, no ato da matrícula, em situação regular junto ao MEC.

Para que você se inscreva no Processo Seletivo de Transferência Externa você precisará apresentar:

  • Declaração de matrícula da instituição de origem do candidato, emitida nos últimos dois meses;
  • Histórico Escolar oficial emitido pela secretaria da IES de origem do candidato;
  • Conteúdo programático (ementas) das disciplinas cursadas, oficial, emitido pela secretaria da IES de origem do candidato. O mesmo deverá conter carimbo e assinatura do responsável legal pela secretaria da instituição de origem;

O candidato deverá fornecer toda a documentação, devidamente organizada e identificada.Verificado o direito à transferência pela Secretaria Acadêmica, o coordenador do curso, após a análise e eventual concessão das equivalências, deferirá o pedido, determinando a matrícula junto a Secretaria Acadêmica.

Todas as demais informações você encontrará no edital.

2.1 - Transferência Ex-Officio: Independente da época e de existência de vaga, será aceito transferência de aluno Servidor Público Federal, estadual, ou membro das Forças Armadas, estendendo-se esse direito aos dependentes do servidor, desde que comprovem a remoção ou transferência de residência para o município ou região de influência da Faculdade CET.

2.2 - Transferência Interna: Será facultada ao aluno a transferência de um curso de graduação para outro, obedecendo os critérios de afinidades dos cursos. Pode essa transferência a ser condicionada a uma única vez, com observância das seguintes condições:

  • Existência de vaga no curso pretendido;
  • Achar-se o requerente realizando o curso de graduação na Faculdade CET.

 


3. PORTADOR DE CURSO SUPERIOR

O portador de diploma de curso superior brasileiro devidamente registrado pode, independente de processo de seleção, solicitar ingresso em qualquer curso, sempre que houver vagas remanescentes. Exceto para o curso de Medicina e Odontologia que será estabelecido por edital próprio.

Candidato deve protocolar seu pedido junto ao Protocolo e apresentar os seguintes documentos:

  • De curso superior na área da Saúde Humana, emitido por IES em situação regular com o MEC ou revalidado pelo MEC;
  • Histórico Escolar oficial emitido pela secretaria da IES de origem do candidato;
  • Conteúdo programático (ementas) das disciplinas cursadas, oficial, emitido pela secretaria da IES de origem do candidato. O mesmo deverá conter carimbo e assinatura do responsável legal pela secretaria da instituição de origem
  • O candidato deverá fornecer toda a documentação, devidamente organizada e identificada.

Cabe à Secretaria Acadêmica a verificação e validação dos documentos exigidos para o ingresso, após o que remeterá o processo para a coordenação do respectivo curso.

O deferimento do pedido é da competência da coordenação do curso que indicará as disciplinas dispensadas e o período do curso para matrícula encaminhando o processo à Secretaria Acadêmica nos prazos previstos no calendário acadêmico.

Para mais informações sobre a candidatura no Processo Seletivo de Portador de Diploma, você deverá consultar o edital.

 


4. NOTA DO ENEM

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu para medir o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Todavia, hoje ele se tornou uma forma complementar do vestibular tradicional para ingresso em universidades públicas e privadas.

Você também pode utilizar a sua nota do Enem para ingressar em uma das graduações da Faculdade CET.

O que você precisa fazer?

Para ingressar por meio da sua nota do ENEM, você deverá obter a média de 400 pontos (somatório de todas as notas dividido por 5 e não ter obtido nota zero na redação). No ato de sua inscrição no processo seletivo a Faculdade CET, você deverá preencher, no requerimento de inscrição, no campo apropriado, o número da sua inscrição no ENEM. Esta regra de pontuação é válida para todos os cursos ofertados pela instituição, exceto a graduação de Medicina.

O candidato deverá declarar, no momento da inscrição, o ano de referência do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (2019, 2020, 2021 e 2022 que deseja concorrer ao referido Processo Seletivo, nesta modalidade.

Se você optar pelo exame Classificatório Seletivo, tanto das provas escritas, quanto pela utilização do ENEM, caso classificado em ambas as seleções, automaticamente será classificado pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo Classificatório ENEM, consulte o edital.


5. ACESSO SELETIVO AGENDADO ON-LINE (REDAÇÃO)

Para facilitar o seu ingresso no Ensino Superior, a Faculdade CET oferece a opção de vestibular online agendado para os cursos presenciais e EAD, exceto para os cursos de Medicina e Odontologia. O candidato faz a prova no seu horário, de casa, no dia e horário agendado por ele.

E como funciona o vestibular?

O Processo de Seleção é composto pela realização de uma redação e o candidato terá 2 (duas) horas para realizar a redação que ocorrerá online e sem taxa de inscrição.

O resultado do Vestibular Agendado Online, que classificará os candidatos, será enviado para o e-mail do candidato.

Caso aprovado, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula:

  • 01 via original do Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • 01 cópia do CPF;
  • 01 cópia da Carteira de Identidade, separada dos demais documentos;
  • 01 cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • 01 comprovante de residência (IPTU, conta de luz, água ou telefone);
  • 01 cópia do documento de quitação com as obrigações militares ou alistamento;
  • 01 cópia do Título de Eleitor;
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado pelo candidato (se maior de 18 anos).