O QUE É A CPA?

 A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pela Lei dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), LEI Nº 10.861/2014, sendo responsável pela implantação e pelo desenvolvimento dos processos de avaliação institucional.

QUAIS AS FUNÇÔES DA CPA?

  • Sensibilizar a Comunidade Acadêmica.
  • Realizar a avaliação institucional com toda a comunidade acadêmica
  • Tabular e avaliar o resultado da Avaliação Institucional
  • Divulgar os resultados
  • Acompanhar a implantação das ações

 O QUE É O SINAES?

 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES, instituído pela Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004.

A Autoavaliação Interna da Faculdade é feita pelos segmentos institucionais, visando melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

QUEM FAZ?

Alunos, Professores, dirigentes, egressos, colaboradores e comunidade em torno da Faculdade.

 COMO SE FAZ?

Na proposta a autoavaliação institucional da Faculdade CET estão previstas etapas de avaliação importantes para propiciar novas ações na instituição. Os mecanismos previstos são:

 Avaliação do professor pelo aluno, realizada semestralmente, buscando analisar a metodologia de ensino do professor, sua sistemática de avaliação da aprendizagem e a interação professor-aluno;

 Avaliação das condições institucionais pelo discente, onde é verificado a estrutura física ofertada ao discente tais como: biblioteca, salas de aula, laboratório, espaços de convivência, dentre outros;

 

Autoavaliação dos colaboradores com a finalidade de avaliar o programa de qualidade implantado e subsidiar o planejamento posterior.

 

Autoavaliação dos dirigentes: participar da avaliação para fins de tomada de decisão com base nos dados apontados.

 

Avaliação dos egressos: coleta de informações para aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos de acordo com as necessidades do mundo do trabalho.

 

As estratégias de avaliação favoreceram a compreensão e interpretação das relações formais e informais e obtiveram-se informações valiosas para o aprimoramento de políticas e rotinas institucionais que, possivelmente, vão influir em novos processos de organização e produção, na busca da excelência, técnico, acadêmica e administrativa.

 

O processo de avaliação inscreve-se no contexto das novas tecnologias aplicadas ao planejamento de gestão institucional. Nesse sentido, implantou um programa de qualidade desde 2007, pautado num processo contínuo de planejamento, desenvolvimento de metas e avaliação que contribuem para a consolidação do trabalho acadêmico e para a avaliação institucional. Ressalte-se que o projeto de avaliação institucional da Faculdade de Tecnologia de Teresina CET propôs um processo contínuo de avaliação em todos os seus níveis como meta do Programa de qualidade. O processo contínuo envolve os vários mecanismos já existentes na instituição, quais sejam: avaliação docente, avaliação discente, avaliação de estágio, ouvidoria, acompanhamento de egressos, plano estratégico setorial, relatórios técnicos, acompanhamento do desenvolvimento curricular, controle técnico-acadêmico e administrativo.

 

Além disso, respalda-se no cumprimento de documentos que orientam as políticas e ações institucionais, como o plano de desenvolvimento institucional (PDI), o regimento interno, os projetos pedagógicos dos cursos, projetos de monitoria, projetos de iniciação científica, o plano de responsabilidade social, as diretrizes para orientação e elaboração de trabalho final de curso, o questionário socioeconômico dos alunos e a legislação pertinente.

 

A coleta de informações ocorre através de questionários em sistema online no site da Faculdade, contemplando os aspectos dos núcleos básico ou comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores, definidos no roteiro de autoavaliação institucional do Ministério da Educação, naquilo que se compatibilizava com a realidade local e específica para cada nível hierárquico da instituição.

 Foram aplicados questionários a gestores, funcionários técnico-administrativos, alunos e egressos. Para gestores e funcionários, foram aplicados questionários em 100% deles. Apesar da proposta de mobilização da comunidade acadêmica em 100% na fase de sensibilização para importância do processo de avaliação institucional, não se atingiu o proposto em razão de diversos fatores pessoais, institucionais e profissionais.

 A proposta de avaliação contínua cujos instrumentos permanecem abertos no sistema de informática para acesso dos segmentos institucionais permitem criar uma cultura de avaliação como fundamental para a tomada de decisão e possibilita o aperfeiçoamento do planejamento da gestão técnico-acadêmico e administrativo, observando a concorrência de campo de trabalho, tornando visível a qualidade dos seus serviços e a legitimação social como forma de consolidação de sua identidade institucional.

 PARA QUE SE FAZ?

Os resultados da autoavaliação institucional vão orientar o planejamento da Faculdade para a melhoria das condições de funcionamento e da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos.

 COMO É O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

  1. Preparação dos Instrumentos;
  2. Sensibilização
  3. Coleta de Dados
  4. Organização e Análise dos Dados
  5. Elaboração do Relatório
  6. Divulgação e Devolutiva dos Resultados
  7. Encaminhamento dos Resultados para a Diretoria como ferramenta de Gestão

 

RESULTADOS ALCANÇADOS PELA CPA

  1. Implantação do Sistema de monitorização por câmeras (interna e externa);
  2. Construção da “Capela de Santa Dulce dos Pobres”;
  3. Construção do Centro Integrado de Saúde (em andamento);
  4. Conclusão da rampa de acessibilidade, além das melhorias nas instalações do prédio;
  5. Construção do Auditório Master (em andamento);
  6. Melhorias na ambientação da Área de Convivência;
  7. Desenvolvimento dos Projetos: Sala de Aula Invertida/20% Semipresencial/Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo/Combate a Evasão Acadêmica/Captação de Alunos/outros
  8. Cursos de Nivelamento
  9. Construção de Novos Laboratórios de Aulas Práticas
  10. Desenvolvimento do Plano de Apoio Psicopedagógico;
  11. Desenvolvimento Projetos de Iniciação Científica;
  12. Execução de Projetos Extensão;
  13. Realização de Eventos: Simpósios, Palestras, Oficinas;
  14. Planejamento da IV Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Faculdade CET;
  15. Atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos;
  16. Encaminhamento de Projetos para Implantação de novos cursos (Odontologia, Ciências Contábeis, Serviço Social);
  17. Programa de monitorias acadêmicas;
  18. Reativação da Revista Eletrônica;
  19. Renovação do acervo bibliográfico (Físico e Virtual) e dos materiais pedagógicos;
  20. Programa de formação continuada de docentes e colaboradores (presencial e virtual);
  21. Projetos de cursos de Educação a distância- EaD (em implantação);
  22. Implantação de Projeto de Pós-graduações Lato Sensu;
  23. Participação efetiva em Eventos de Responsabilidade Social;
  24. Novos convênios com empresas, instituições nacionais e estrangeiras e ONGs;
  25. Análise das demandas da Ouvidoria;
  26. Avaliação Integrada (02 Simulados por semestre);
  27. Bolsa de Pesquisa para Docentes;
  28. Bolsa de Pesquisa para alunos;
  29. Implantação de Medidas Sanitárias durante a pandemia do COVID-19;
  30. Análise das demandas da Ouvidoria;

 

QUANDO É FEITO O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

Semestralmente no portal da Faculdade CET. O período de avaliação está previsto no calendário acadêmico.

RELATÓRIO DA CPA DA FACULDADE CET

Ressalte-se que este relatório é um documento do MEC/SINAES/CONAES “Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior” onde são definidas concepções, princípios, diretrizes e etapas do processo de avaliação institucional e o Roteiro de Autoavaliação Institucional onde se definem requisitos, dinâmicas, etapas e dimensões da avaliação institucional.

Cronograma CPA 2021.2