Apresentação do Projeto Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo

           Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente do que o fator ambiental. Porém, devido aos avanços da neurociência, ficou demonstrado que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. Ao longo da vida profissional, quantas vezes um professor não se depara com um ótimo aluno, mas péssimo estudante? O sistema escolar muitas vezes tende a valorizar aquele que decora conteúdo para tirar uma boa nota, e não necessariamente aquele que aprende de verdade.

           Cada vez mais o interesse dos educadores/professores pelos hábitos e métodos de estudo é maior, pois cada vez mais é a noção de que um bom acompanhamento no processo de aprendizado é revelador de sucesso escolar, o aluno deve ser abarcar de um conjunto de instrumentos para se construir num bom formando.

            A motivação para o estudo é um dos componentes mais importantes em todo o processo de aprendizado, deste modo torna-se imprescindível que o aluno possua motivação para aprender.

            “Estudo é o esforço ou trabalho que uma pessoa aplica para aprender algo” – Ou seja, estudo é tudo que você faz para conseguir aprender qualquer coisa

            O Projeto “Técnicas de Estudos” da Faculdade de Tecnologia de Teresina – CET vista a concretização das finalidades dispostas no art. 43, IV e V, e art. 53, § 1º, IV, da  Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e na Lei N° 10.861/2004 (que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES), e visa a promoção da divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicação do saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; além de suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a integração dos conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; bem como executar programação das pesquisas e das atividades de extensão.