A Faculdade CET foi palco de uma das cerimônias mais simbólicas da vida acadêmica: a Cerimônia do Jaleco das turmas A e B do curso de Medicina. O evento, realizado no auditório da instituição, emocionou os presentes ao marcar oficialmente o início da jornada médica de 61 estudantes.
A ocasião contou com a participação de familiares, professores, coordenadores e autoridades acadêmicas, dentre elas a coordenadora do curso de Medicina, Profa. Dra. Lara Medeiros Veras, o coordenador do Internato, Prof. Dr. Maurício Paes Landim, o pró-reitor professor Nelson Jorge Batista e entre outros nomes importantes.
“A cerimônia do jaleco, ela é o ponto de partida de uma longa caminhada que vem pela frente. Nós como Faculdade CET, nós temos a certeza que o nosso trabalho está envolvido para formar grandes médicos para o estado para o Piauí. Nós temos o nosso hospital próprio que é o hospital Santa Fé, nós temos o centro ambulatorial que é o CISID. Nós temos os laboratórios aqui na instituição, nós temos uma grande equipe docente formada por grandes médicos, mestres e doutores”, destacou a coordenadora de Medicina, Profa. Dra. Lara Medeiros.
Durante a cerimônia, os acadêmicos receberam o Código de Ética Médica, entregues para as representantes de turma Andrea Nayara da Paz Rocha Lima (Turma A) e Francisca Louise Ximenes Frota (Turma B), em um gesto que simboliza o compromisso com os valores da profissão.
Além disso, também teve a oração feita pelas acadêmicas Lavínia Monteiro Cleto de Sousa (Turma A) e Pétala Christal Boaventura Rodrigues Carvalho (Turma B), que emocionaram o público com falas que destacaram sonhos, desafios e a responsabilidade da escolha por uma carreira pautada pela ciência e humanidade.
“Estudar medicina é um marco. É muita entrega, muita doação, e a cerimônia do jaleco é o momento que a gente consegue unir as nossas duas famílias, a família de casa e a família aqui da faculdade”, relata Pétala Christal.
Por fim, o momento mais aguardado foi a vestimenta do jaleco, conduzida pelos próprios acadêmicos, com o apoio de seus padrinhos e madrinhas — um rito que simboliza a responsabilidade ética, o respeito à vida e a dedicação à saúde do próximo. A acadêmica Karolina Ibiapina da Silva foi a responsável por conduzir o juramento oficial.