Os cursos de Engenharia da Computação com Inteligência Artificial e Sistemas para Internet da Faculdade CET, realizaram nesta quarta-feira, 07, uma visita técnica enriquecedora ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A atividade proporcionou aos estudantes uma imersão em temas fundamentais como cibersegurança, inovação tecnológica e funcionamento do sistema eletrônico de votação.
Durante a programação, os alunos participaram de palestras técnicas, conheceram de perto a estrutura de armazenamento das urnas eletrônicas e exploraram as tecnologias de ponta utilizadas no processo eleitoral. Segundo o Prof. Francisco Honeidy, Coordenador do curso de Engenharia da Computação com I.A., a experiência reforça “não só o aprendizado técnico, mas também a importância da valorização das conquistas democráticas”.
O Prof. Mário Meireles, coordenador dos cursos Tecnólogos, destacou a relevância da visita ao demonstrar aos alunos a necessidade de sistemas seguros e eficientes em diferentes contextos: “Essa visita foi importantíssima, porque mostrou aos nossos alunos o quanto é importante o desenvolvimento de sistemas seguro e que possam ser utilizados em qualquer ambiente de trabalho, tanto pode ser uma urna eletrônica como um sistema de gestão pela internet.”
Representando o TRE-PI, o secretário de T.I., Anderson Lima, ressaltou a importância do momento: “Essa é uma ótima oportunidade para explicar os mecanismos de controle e o processo de segurança das urnas eletrônicas e do sistema de votação.”
“Essa oportunidade abre portas para outras parcerias que ampliam o conhecimento e preparam as futuras gerações”, afirmou a diretora do TRE-PI, Maia Resende, destacando o quanto a visita fortalece a integração entre a academia e o poder judiciário.
Para o Professor, Ismael Mendes, o momento também foi marcante no aspecto social: “Os alunos viram na prática como a tecnologia se conecta com cultura, acessibilidade e sociedade.” Explica. “Muitos alunos vieram aqui já com a visão clara do que deveriam olhar, o que deveriam entender e perguntar.”
“Foi importante para entender como são feitas e operadas as urnas, e como funcionam as instituições públicas”, comentou João Henrique, aluno de Engenharia da Computação com I.A.