Especialização em Segurança em Redes com Ênfase em Computação Forense


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O critério de seleção para acesso ao Curso será a análise de curriculum do candidato, com comprovação de conhecimentos/experiência na área de informática.
O candidato deverá apresentar ainda, fotocópias do Certificado ou certidão de conclusão da graduação, fotocópia da carteira de identidade e requerimento de inscrição.

JUSTIFICATIVA

É fato que o conhecimento inerente a segurança de Redes é uma necessidade para profissionais deste segmento, entretanto com o aumento de fraudes digitais e também do uso de dados de computadores como provas em ações judiciais, sejam relacionadas à causa trabalhista ou mesmo a crimes como pedofilia, extorsão, estelionato. Ser administrador de sistemas nos dias de hoje e daqui para frente demandará ser apto a responder de forma correta a Incidentes de Segurança e/ou coletar evidências ou mesmo analisar dinamicamente artefatos digitais.

A importância da capacitação em Perícia Forense Digital é ratificado por umas das principais normas de Segurança da Informação a NBR ISO/IEC 27002 que dedicou um capítulo exclusivo ao tema. 
Outro fator relevante é que a cada dia se ratifica o fato que os profissionais de segurança computacional que possuem expertise em Resposta a Incidente e Forense Digital são melhores preparados para atuarem em momentos onde ocorreu um problema maior, seja um ataque a redes ou mesmo um crime mais específico envolvendo os ativos da empresa de Hardware ou Software.
A cada dia crimes e fraudes por meios eletrônicos sendo a grande maioria ocorrendo e vitimando usuários de computadores ligados a Internet cria uma demanda por profissionais que saibam tratar tais ameaças e responde a Incidente de Seguranças dentro da empresas.


OBJETIVOS

Capacitar profissionais para serem capazes de utilizar a metodologia, técnicas e Ferramental tanto para Resposta a Incidentes de Segurança como também para administrar, Validar e/ou Projetar Redes de Computadores aderentes as recomendações das melhores e práticas e normas de segurança internacionalmente reconhecidas.
Desenvolver e formar Profissionais com uma visão ampla fundamentada em um proposta acadêmica sólida mas voltada para o lado empírico do conhecimento de Segurança da Informação e Forense Digital.

É entendido que esta formação dar-se-á a partir dos estudos de cátedras que irão forçar em temas de suma importância e de alto nível inerentes à Segurança de Redes de Computadores associada aos pontos de vista da Segurança da Informação
Outro ponto relevante é o fato que muito do conhecimento será desenvolvido baseado em tecnologia de ponta e também utilizando o melhor do universo FOSS (Free and Open Source Software).
Este curso através de sua proposta com ênfase em aulas prática tem por objetivo fornecer ao profissional uma formação conceitual, acadêmica e empírica, objetivando ocupar posições de Gerencias e Especialista em Segurança de Redes de Computadores ou Segurança da Informação.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional egresso no curso de Pós-graduação de Lato Sensu de Especialização em Segurança de Redes com ênfase em Computação Forense deverá possuir, em maior ou menor intensidade, as seguintes competências:

Planejar, Instalar e manter a infra-estrutura de Internet: Planejar sistemas computacionais capazes de atender a demanda necessária, instalar serviços de Internet e manter os ambientes em funcionamento de maneira segura e estável. 
Desenvolver a visão estratégica: entender o ambiente e os negócios da organização, identificando as oportunidades e vantagens competitivas, e melhorando modelos e técnicas para entender a mudança no gerenciamento organizacional, técnicas de gestão e redução do relativo comportamento disfuncional relacionado à mudança.
Analisar requisitos e sistemas de infra estrutura: analisar requisitos de usuários e sistemas organizacionais; utilizar técnicas para obter características necessárias que atendam as expectativas de clientes; Utilizar técnicas e ferramentas de Segurança de Digital.
Utilizar e avaliar informações: ser capaz de analisar informações de documentações técnicas que em sua maioria encontram-se em inglês técnico, seja elas normas, RFC, tutoriais ou mesmo documentação de fabricantes tanto de Software como Hardware. 

PÚBLICO ALVO

Profissionais de nível Superior, oriundos de áreas empresarial, gerência, governamental, militares Analistas de sistemas, analistas de negócios, programadores, administradores de banco de dados, gerentes de projetos, coordenadores de equipe, consultores, graduados em sistemas de informação, ciência da computação, informática, tecnologia em processamento de dados, tecnologia em redes de computadores, tecnologia em sistemas para internet e administração que buscam expertise para a atuar em Resposta a Incidentes de Segurança utilizando as melhores práticas de Computação Forense para projetos de Redes Corporativas voltados para Internet.

COORDENAÇÃO DO CURSO 

Coordenador Pedagógico: Prof. Esp. Richardson dos Santos Silva
Graduação: Tecnologia em Redes de Computadores (Faculdade CET)
Especialização: Redes de Computadores (Faculdade Santo Agostinho)
Profissão: Analista de Suporte Técnico (ATI/PI)
Regime de contratação: Parceiro comercial
Experiência Profissional: Especialista em Segurança de Redes com Ênfase em Computação Forense Computacional pela Faculdade Integral Diferencial - FACID. Atualmente é Gerente de Relacionamento do Governo Digital da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí - ATI/PI e Professor da disciplina de Auditoria e Segurança em Redes e de Meios de Transmissão da Faculdade de Tecnologia de Teresina -CET. Tem grande experiência na área de Redes, atuando principalmente em Redes Wireless, Segurança Computacional, Infra-estrutura de Data-Centers e Perícia Forense Computacional.

Especialização em Segurança em Redes com Ênfase em Computação Forense
  • Duração
    480hrs
  • Área
    Ciências Exatas
  • Tipo
    Pós-Graduação
  • Modalidade
    SEMESTRAL
  • * Valor promocional até dia 5 de cada mês
  • Conversar Sobre o Curso