Faculdade CET recebe palestras promovidas pelo CRF

/ Sobre o CET / Noticias / Home

Parabéns aos nossos alunos pela participação no evento


Postado em 31 de out. de 2012

 A Faculdade CET recebeu nessa quinta-feira (25), o Ciclo de Palestras nas Faculdades promovido pelo CRF-PI. Participaram a Drª. Pâmela Alejandra, proferindo a palestra “Prescrição Farmacêutica” e o Dr. Glouberg Nóbrega, que abordou o tema “SBAC: passado, presente e futuro das Análises Clínicas”.

O Dr. Glouberg analisou a fundação, a história, a importância e a função da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC. Dentre outras atividades, ele explicou que “a SBAC avalia os procedimentos dos laboratórios pelo PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade)”.

Sobre a questão financeira de um laboratório, o delegado da SBAC no Piauí, afirmou que o valor cobrado pelos serviços prestados deve levar em conta não apenas o custo imediato dos equipamentos, mas tudo o que foi investido. “Se você foi para a faculdade e estudou cinco anos e adquiriu seu conhecimento, esse tempo é somente de investimento, você não é remunerado. Existe o custo agregado, não divida o custo do reagente pelo tanto de exames que você faz”, explicou. Contextualizando o futuro das Análises Clínicas, Dr. Glouberg foi objetivo: “Os laboratórios estão substituindo muitas funções por máquinas. Mas ainda são necessários os que irão operar as máquinas e interpretar os exames”.

A Drª. Pâmela iniciou sua fala destacando a identidade do profissional farmacêutico. “O farmacêutico é parte de uma equipe multidisciplinar. Ele é um profissional de saúde”, argumentou a Assessora Técnica do Conselho Federal de Farmácia - CFF. Ela acrescentou que o farmacêutico deve integrar a equipe de saúde e usar seus conhecimentos tendo sempre como foco o paciente. Sobre a prescrição farmacêutica, a Drª Pâmela explicou que o farmacêutico precisa assumir a responsabilidade inerente à indicação de uma terapia farmacológica, registrando esse ato, agregando importância, responsabilidade e valorização.
“O farmacêutico não faz um diagnóstico, mas faz uma avaliação e o medicamento só deve ser indicado se for estritamente necessário. Mas pode haver outra indicação, não farmacológica, como dieta, terapias complementares, exercícios físicos”, esclareceu a farmacêutica.

Nos intervalos das palestras e ao final do evento foram sorteados brindes oferecidos pela Coordenação do curso e pelo Conselho Regional de Farmácia.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CRF/PI