Linguagem HTM5

/ Tecnologia / Noticias / Home

Intel diz que o HTML 5 é a linguagem do futuro

Postado em 17 de set. de 2012

No discurso de abertura do segundo dia do Intel Developer Forum (IDF), Renée James, líder da área de software e serviços da Intel, explicou o conceito de computação transparente de um modo muito simples:

“programa-se uma vez e corre todas as plataformas”. Ou seja, a ideia é criar métodos de desenvolvimento de software que permitam simplificar de sobremaneira a a adaptação do código a diferentes plataformas, “como telemóveis, PCs, televisores ou até mesmo carros”.

A responsável da Intel considera esta mudança de paradigma essencial para o sucesso dos programadores, já que a multiplicidade de plataformas está a aumentar muito a complexidade e o custo de desenvolver várias versões do mesmo código.

A linguagem de programação que a Intel elege para este objetivo é o HTML 5, que a empresa pretende manter aberta e padronizada.

Renée James admitiu que ainda existem alguns problemas associados ao HTML 5, como limitações de desempenho, mas a responsável da líder dos processadores acredita que os problemas estão a ser ultrapassados e até anunciou um novo plug-in para Firefox que implementa a tecnologia River Trail da Intel - aceleração de HTML 5 e JavaScript através dos processadores deste fabricante.

No IDF foram apresentadas algumas demonstrações de software sofisticado a correr totalmente em HTML 5, destacando-se uma aplicação para o ensino do Chinês com grafismo interativo (tátil), vídeo de elevada qualidade e objetos 3D (ver vídeo).

Fonte: Exame Informática