20 de Janeiro

Dia do Farmacêutico

Postado em 20 de jan. de 2014

Meus parabéns, farmacêutico pelo nosso dia (20.01.2014)

A nossa história é antiga, ela se iniciou lá no século II quando os árabes fundaram a primeira escola de farmácia de que se tem notícia, criando inclusive uma legislação para o exercício da profissão farmacêutica que serviu de base para outras que vieram séculos mais tarde; mais precisamente no século X, com a criação das apotecas ou boticas, onde nossos primeiros colegas de profissão eram chamados de boticários ou apoticários, nome que perdurou até 1977 quando Luiz XV o substituiu por farmacêutico. No outro lado do Atlântico, só após a vinda dos portugueses, espanhóis e ingleses para a América foi que essa profissão tão bela, chegou até nós. No Brasil os jesuítas além da parte espiritual também eram os boticários da época.

Mas tudo mudou em 1824, quando no Estado do Rio de Janeiro foi criado o 1º curso de farmácia do Brasil. Nós, farmacêuticos, ao longo dos anos passamos por várias etapas, e conseguimos ser inseridos nas mais diversas áreas de promoção de saúde, desde laboratórios de análises clínicas, de alimentos, nas medicinas alternativas, no ambiente hospitalar, nas farmácias comunitárias, nas salas de aula (produzindo e compartilhando conhecimento com os que serão futuros farmacêuticos) alguns hoje companheiros de trabalho, além de outras áreas aqui não citadas. E acima de tudo, dentro da ética, trabalhamos com vidas, somos coparticipantes da farmacoterapia de milhões de pessoas todos os dias. É uma honra sermos farmacêuticos e a Faculdade CET, nessa data tão especial, parabeniza a todos os alunos “futuros farmacêuticos” e a todos profissionais farmacêuticos que amam a profissão e se dedicam pra fazer dela uma ferramenta de transformação de vidas.

Orgulho e honra de sermos farmacêuticos

Coordenação, professores e alunos do curso de farmácia