O QUE É A CPA?

 A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pela Lei dos SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), LEI Nº 10.861/2014, sendo responsável pela implantação e pelo desenvolvimento dos processos de avaliação institucional.

QUAIS AS FUNÇÔES DA CPA?

  • Sensibilizar a Comunidade Acadêmica.
  • Realizar a avaliação institucional com toda a comunidade acadêmica
  • Tabular e avaliar o resultado da Avaliação Institucional
  • Divulgar os resultados (RELATÓRIO 2022)
  • Acompanhar a implantação das ações

 O QUE É O SINAES?

 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES, instituído pela Lei No 10.861, de 14 de abril de 2004.

A Autoavaliação Interna da Faculdade é feita pelos segmentos institucionais, visando melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

QUEM FAZ?

Alunos, Professores, dirigentes, egressos, colaboradores e comunidade em torno da Faculdade.

 COMO SE FAZ?

Na proposta a autoavaliação institucional da Faculdade CET estão previstas etapas de avaliação importantes para propiciar novas ações na instituição. Os mecanismos previstos são:

 Avaliação do professor pelo aluno, realizada semestralmente, buscando analisar a metodologia de ensino do professor, sua sistemática de avaliação da aprendizagem e a interação professor-aluno;

 Avaliação das condições institucionais pelo discente, onde é verificado a estrutura física ofertada ao discente tais como: biblioteca, salas de aula, laboratório, espaços de convivência, dentre outros;

 

Autoavaliação dos colaboradores com a finalidade de avaliar o programa de qualidade implantado e subsidiar o planejamento posterior.

 

Autoavaliação dos dirigentes: participar da avaliação para fins de tomada de decisão com base nos dados apontados.

 

Avaliação dos egressos: coleta de informações para aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos de acordo com as necessidades do mundo do trabalho.

 

As estratégias de avaliação favoreceram a compreensão e interpretação das relações formais e informais e obtiveram-se informações valiosas para o aprimoramento de políticas e rotinas institucionais que, possivelmente, vão influir em novos processos de organização e produção, na busca da excelência, técnico, acadêmica e administrativa.

 

O processo de avaliação inscreve-se no contexto das novas tecnologias aplicadas ao planejamento de gestão institucional. Nesse sentido, implantou um programa de qualidade desde 2007, pautado num processo contínuo de planejamento, desenvolvimento de metas e avaliação que contribuem para a consolidação do trabalho acadêmico e para a avaliação institucional. Ressalte-se que o projeto de avaliação institucional da Faculdade de Tecnologia de Teresina CET propôs um processo contínuo de avaliação em todos os seus níveis como meta do Programa de qualidade. O processo contínuo envolve os vários mecanismos já existentes na instituição, quais sejam: avaliação docente, avaliação discente, avaliação de estágio, ouvidoria, acompanhamento de egressos, plano estratégico setorial, relatórios técnicos, acompanhamento do desenvolvimento curricular, controle técnico-acadêmico e administrativo.

 

Além disso, respalda-se no cumprimento de documentos que orientam as políticas e ações institucionais, como o plano de desenvolvimento institucional (PDI), o regimento interno, os projetos pedagógicos dos cursos, projetos de monitoria, projetos de iniciação científica, o plano de responsabilidade social, as diretrizes para orientação e elaboração de trabalho final de curso, o questionário socioeconômico dos alunos e a legislação pertinente.

 

A coleta de informações ocorre através de questionários em sistema online no site da Faculdade, contemplando os aspectos dos núcleos básico ou comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores, definidos no roteiro de autoavaliação institucional do Ministério da Educação, naquilo que se compatibilizava com a realidade local e específica para cada nível hierárquico da instituição.

 Foram aplicados questionários a gestores, funcionários técnico-administrativos, alunos e egressos. Para gestores e funcionários, foram aplicados questionários em 100% deles. Apesar da proposta de mobilização da comunidade acadêmica em 100% na fase de sensibilização para importância do processo de avaliação institucional, não se atingiu o proposto em razão de diversos fatores pessoais, institucionais e profissionais.

 A proposta de avaliação contínua cujos instrumentos permanecem abertos no sistema de informática para acesso dos segmentos institucionais permitem criar uma cultura de avaliação como fundamental para a tomada de decisão e possibilita o aperfeiçoamento do planejamento da gestão técnico-acadêmico e administrativo, observando a concorrência de campo de trabalho, tornando visível a qualidade dos seus serviços e a legitimação social como forma de consolidação de sua identidade institucional.

 PARA QUE SE FAZ?

Os resultados da autoavaliação institucional vão orientar o planejamento da Faculdade para a melhoria das condições de funcionamento e da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos.

 COMO É O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

  1. Preparação dos Instrumentos;
  2. Sensibilização
  3. Coleta de Dados
  4. Organização e Análise dos Dados
  5. Elaboração do Relatório
  6. Divulgação e Devolutiva dos Resultados
  7. Encaminhamento dos Resultados para a Diretoria como ferramenta de Gestão

 

QUAIS MELHORIAS SÃO PROVOCADAS?

  1. Atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, acompanhamento semestral dos egressos, motivação da participação dos vários segmentos da Faculdade e de egressos, atualização de instrumentos de controle e avaliação;
  2. Ações de captação de alunos para cursos do Regime de Calendário Acadêmico Semestral;
  3. Implantação de novos cursos, estabelecimento de novas parcerias e convênios com instituições públicas e privadas;
  4. Processo de comunicação mais amplo para dar maior visibilidade à IES;
  5. Implantação da Plataforma do AVA;
  6. Oferta de programas de Nivelamento e Monitoria;
  7. Melhoria da qualidade docente didático-pedagógica;
  8. Melhoria da Revista Eletrônica para publicação da produção científica de docentes, colaboradores e alunos;
  9. Implantação de calendário acadêmico flexível;
  10. Implantação de programa de atendimento aos alunos nos aspectos financeiros e psicopedagógicos;
  11. Renovação do acervo bibliográfico e materiais pedagógicos;
  12. Ampliação da Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  13. Revisão das Portarias de regulamentação das atividades acadêmicas;
  14. Revisão dos manuais de alunos e docentes;
  15. Reimplantação do programa de bolsas para estudantes;
  16. Reimplantação do programa de formação continuada de docentes;
  17. Implantação de cursos de Educação a Distância- EAD;
  18. Reimplantação de programa de Iniciação Científica;
  19. Reativação da Plataforma Moodle para formação continuada de docentes e colaboradores e para melhorar as alternativas de aprendizagem dos alunos;
  20. Implantação de uma Biblioteca Pedagógica inserida na Biblioteca virtual para apoio à formação continuada de docentes e para melhoria da qualidade do trabalho didático-pedagógico dos professores;
  21. Ampliação do acervo bibliográfico com Assinatura de Biblioteca Virtual;
  22. Bolsas-desconto e promoções de captação de alunos;
  23. Reativação de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem;
  24. Ampliação dos Laboratórios de Ensino;
  25. Implantação de curso de Capacitação docente em nível de pós-graduação lato sensu;
  26. Implantação de capacitação de pessoal técnico-administrativo via presencial e Plataforma Moodle;
  27. Implantação de capacitação continuada docente (capacitação colaborativa) via Plataforma Moodle;
  28. Reativação do Projeto de Monitoria;
  29. Reativação da Revista Científica Eletrônica: Arte, Ciência e Tecnologia;
  30. Reestruturação da cantina quanto a equipamentos, terceirização e implantação de alternativas nutricionais de qualidade.

 

Projetos inovadores

  1. Projeto Empregabilidade (Estágios, empreendedorismo e egressos)
  2. Projeto Internacionalização (Convênios de parcerias com IES nacionais e estrangeiras visando desenvolvimento capacitação e pesquisa e intercâmbio para docentes, alunos).
  3. Projeto Centro Integrado de Saúde Irmã Dulce - CISID
  4. Projeto Padaria Irmã Dulce (Em fase de planejamento para Implantação. Consiste em oferta de oportunidades de geração de emprego e renda e inclusão, através de treinamento profissional a grupos de risco social.
  5. Laboratório de Neurociências
  6. Gestão por Projetos
  7. Projeto Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida)
  8. Biblioteca Virtual
  9. Projeto Nivelamento
  10. Projeto Tutoria Acadêmica
  11. Projeto de Extensão Comunitária
  12. Projeto Bolsas de Estudo para Indígenas e Afro Descendentes (Em fase de planejamento para Implantação)
  13. Projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente (Projeto de Pesquisa fabricação de sabão com óleos vegetais saturados e coletados junto a comunidade)
  14. Projeto Pedagogo na Biblioteca (orientação de trabalhos acadêmicos e pesquisas de Alunos (em implantação)
  15. Projeto de Programa cultural da Biblioteca e cronograma de eventos (Em Implantação)
  16. Projeto Estúdio de Gravação e Transmissão
  17. Projeto Laboratório Didático-Pedagógico (Plataforma AVA)
  18. Projeto Farmácia Viva (Em fase de Reimplantação)
  19. Projeto Inovação Tecnológica (novos e modernos equipamentos, novos softwares, novo sistema acadêmico, biblioteca virtual, recursos de apoio ao aluno deficiente,
  20. Projeto Formação Continuada Docente (Plataforma AVA)
  21. Projeto Orientações Pedagógicas em Técnicas de Estudo
  22. Projeto Aplicação de 20% semipresencial dos conteúdos das disciplinas
  23. Projeto de Captação de Alunos
  24. Projeto de Prevenção de Evasão Acadêmica
  25. Projeto de Ginástica Laboral (Contratação de um Personal Trainer para atender colaboradores aos finais de tarde com objetivo de contribuir para a melhoria da saúde dos colaboradores.
  26. Implantação de sistema de energia Solar (meio ambiente e sustentabilidade);
  27. Implantação de cisternas para captação de águas pluviais. (meio ambiente e sustentabilidade);
  28. Apoio financeiro a discentes na realização de cursos de Pós-Graduação (stricto sensu).
  29. Recursos tecnológicos para acessibilidade em suas dimensões: arquitetônica, instrumental, metodológica, comunicacional, digital e atitudinal;
  30. Implantação do Projeto de Saúde Mental.

 

QUANDO É FEITO O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

Semestralmente no portal da Faculdade CET. O período de avaliação está previsto no calendário acadêmico.

RELATÓRIO DA CPA DA FACULDADE CET

Ressalte-se que este relatório é um documento do MEC/SINAES/CONAES “Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior” onde são definidas concepções, princípios, diretrizes e etapas do processo de avaliação institucional e o Roteiro de Autoavaliação Institucional onde se definem requisitos, dinâmicas, etapas e dimensões da avaliação institucional.